From deep inside...

9.10.09

Transportes Lúdicos

Sim , leram bem ... Transportes Lúdicos. deviam chamar se assim os transportes públicos. Não me vejo sem eles na minha vida por incrível que pareça. Aqueles 20 minutos de barco... mais a meia hora de autocarro até o trabalho são me imprescindiveis e a razão é simples. Não é que os autocarros em Lisboa sejam o exemplo da eficácia. Não o são, mas também já o foram menos.
A razão detém se no facto que essa hora que faço praticamente todos os dias em transportes publicos são a parte do meu dia que mais me enriquece sociologicamente falando.
Passo a explicar:

Quando trabalhava em Miraflores apanhava o comboio até Algés... nele circulavam de manhã vários pedintes mais ou menos barulhentos... mas havia um, velhinho... curvado que passava tão silêncioso e que apenas estendia a mão. Não tenho por habito dar esmolas mas naquela manhã tinha uma peça de fruta na mala que lhe entreguei e que ele me retribuiu com um olhar de agradecimento silencioso apontando para a boca em sinal de incapacidade. Era mudo, mas o seu silêncio falava mais alto que todas as vozes e comunicou comigo apenas num olhar e num gesto por breves segundos. Sempre que o via lançava lhe um sorriso.

Hoje lembrei me dele. Já não apanho o comboio mas pela janela do autocarro vejo tanto... coisas que me seria impossivel de ver se fosse a conduzir embrenhada na minha vidinha do dia a dia. Hoje vi o jovem de mochila ás costas sentado numas barras de ferro que protegem a zona do passeio, da estrada. Ele aproveitava para prender os pés na barra inferior e praticava os seus abdominais nos intervalos dos semáforos enquanto os carros não passavam. Estava divertidissimo. Na correria das pessoas ele destinguia se pelo aparte do contexto.

Faço este exercicio todos os dias e ainda bem que o posso fazer. É um autentico manancial de inputs sociologicos que estimulam a minha enferrujada criatividade. Assim desta forma posso observar o quotidiano de uma forma diferente...ver me até como se estivesse fora de mim e eu fizesse parte de um filme.

Para mim os transportes... são lúdicos.

4 Comments:

At 12:29 da tarde, Blogger Berto said...

Eu já não tenho desses problemas... Ando de mota!

 
At 5:24 da tarde, Blogger ORIANA SOFIA SOUSA said...

Transportes ludicos não são problema :) eu gosto:P

 
At 6:12 da tarde, Blogger Unknown said...

Estás a ver... a pouco e pouco vou alargando o leque de pessoas do meu clube: aqueles que não andam de carro :p
Kidding :)
Um conselho, regista isso tudo num sketchbook e ficas com um álbum de fotografias desenhadas. Imagina um dia, daqui a muitos muitos anos, alguém encontrar esse pequeno dicionário de emoções, num baú antigo, num sótão (só para não fugir ao conforto do cliché) e ficar ali a saborear o que um dia a tua mão captou a obedecer aos olhos e ao coração. Às vezes ponho-me a pensar nisto... Esta ideia de deixar um vestígio da nossa memória no Mundo. Porque se não formos nós a fazê-lo, quem saberá no futuro a nossa verdadeira essência? Somos aquilo que vemos e sentimos, mas isso está cá dentro e parte connosco.
So, you go girl and sketchbook your life! :)

(PS:isto há-de dar um post, quem sabe, ali num certo blog da vizinhança!)

(PS1: isto do sketchbook, asseguro que não é uma recente deformação profissional, hein! :P)

(PS2: E pronto, gosto de ti, pá!)

 
At 7:29 da tarde, Blogger su said...

que saudadinhas tinha de te ler! e tenho de te ver :)

 

Enviar um comentário

<< Home